Blog

O Reinado da Lua

O Reinado da Lua


O REINADO DA LUA / Release

Derlon é artista autodidata, natural de Recife-PE iniciou suas primeiras experimentações nas artes ainda adolescente quando despertou o interesse pelo graffiti e a arte urbana em geral. Sob forte influência da estética da xilogravura popular encontrou sua principal base na pesquisa de uma identidade visual forte e impactante.

Nesta atual exposição, o diálogo entre o Sol, a Lua e a Terra é o mote da sua pesquisa criando um ambiente pictórico na relação desses três personagens tendo a Lua como protagonista. O resultado são obras bastante gráficas que misturam um pouco de astronomia com liberdade poética.

Dentro da galeria, 10 pinturas e uma pequena instalação farão a harmonia do espaço junto com um mural “pintura esboço” – todos os estudos e pesquisas que resultaram em diversos esboços e rascunhos sobre o tema serão refeitos na parede – assim o publico poderá ter acesso a riqueza da pesquisa do artista e entender melhor de como resultou as obras.

O especial fica por parte de uma grande instalação em parceria com a cenógrafa Gigi Barreto que abrigará a área externa da galeria.

“O pernambucano Derlon, com a prática do grafite e de seu cruzamento com a linguagem da xilogravura de cordel na cultura nordestina, abre um campo poético próprio e estabelece vínculos alternativos entre a arte culta e a popular. Em “O reinado da Lua”, destila o legado de sua atuação na rua em duas séries de pinturas em preto e branco e trabalhos tridimensionais. No corredor de acesso à galeria, um monumental barco-peixe navega numa noite imaginária, seguido pela figura mítica da sereia que, em uma das mãos, apresenta a Lua, personagem central da exposição. Tem-se, assim, uma cosmologia que, poeticamente, traça ciclos do viver e dos afetos, em meio à fluidez dos rios e das marés. Seus movimentos são regidos por Ela, com sua atraente luminosidade. A espalhar poesia na apagada arquitetura urbana e no encantamento no vazio, Derlon evoca as mitologias populares; revisita, com figurações icônicas, simplicidade e alegria – o modo como os ciclos de escassez e fartura são regidos pelo movimento dos astros e a atração que exercem sobre a vida.”

Luiza Interlenghi

Projeto Expográfico: Gigi Barreto
Abertura: 29 de maio de 2018, de 19h às 22h (Entrada franca)
Exposição: 29 de maio a 27 de junho de 2018
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – loja 1 – 2˚ piso
Copacabana – Cep 22031-900 – Rio de Janeiro – RJ
CONTATO
(55 21) 2549-6278
contato@arturfidalgo.com.br
FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado mediante a agendamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *